Tal como todos esperávamos as decisões do Conselho Mundial reverteram a favor da Renault tendo em conta as circunstâncias. Briatore e Symonds foram os "sacrifícios" resultantes desta polémica, mas até Ari Vatanen concorda: Piquet não deveria ter recebido imunidade...
Uma pena suspensa de 2 anos foi o resultado da "brincadeira" de Singapura, e tal como no caso da McLaren no início do ano, a sentença só será executada, caso até 2011 tome parte nalguma artimanha considerada igualmente grave. A dúvida é se Piquet conseguirá voltar a guiar um F1 na vida...
Actualização: Bob Bell toma o lugar de Flavio Briatore até ao final do ano.
Pena suspensa, mas como?
Talvez tenham percebido mal o título: considero que a pena que a FIA impôs à Renault foi perfeita, mas creio que ao contrário da McLaren que na sentença estava escrito que tornar-se-ia efectiva se quebrassem aquela secção específica do regulamento, os franceses têm um caso um pouco mais complicado nas mãos.
É que no veredicto, os representantes da Federação disseram que a pena seria "activada" caso a Renault se envolvesse nalguma polémica grande... Ou seja, os franceses não têm garantias sobre o que a FIA considerará de grande polémica, pois eles já perdoaram o caso dos extractores, mas puniram a McLaren por uma simples mentira!
Briatore afastado, Symonds... assim assim!
O principal "alvo" desta investida da FIA no "Renaultgate" foi o manager da Renault Flavio Briatore. O italiano (ao contrário de Stepney no "Stepneygate") está expulso até uma data não fornecida, ou seja, foi o último capítulo de uma carreira em que jogou sujo vezes de mais...
O ex-dirigente da equipa de Enstone foi também proibido de ser o responsável pelas carreiras de pilotos, o que significa que Webber, Alonso, Grosjean e Piquet (ainda que este já não estivesse nas contas do italiano) estão no mercado em busca de quem lhes queira gerir as carreiras.
O outro afectado que nem precisou de comparecer perante o Conselho Mundial foi Symonds. O estrategista (ou melhor: ex-estrategista) da Renault está impedido de se juntar a qualquer competição organizada pela FIA durante 5 anos. Uma das hipóteses para se manter no activo é juntando-se à GP2 que não é organizada pela Federação...
Pilotos safos
Piquet e Alonso foram dois pilotos que saíram sem qualquer dano às investigações de Mosley. O brasileiro revelou tudo a troco da imunidade, mas realmente a obsessão do britânico em atingir Briatore levou "Mad" Max a ignorar o facto de o principal interveniente ter escapado...
Já no caso do bicampeão mundial Alonso foi tudo menos claro: apesar de se insistir que o espanhol não soube de nada, a verdade é que a estranha estratégia de 3 paragens levanta muitas suspeitas. De novo tal como no "Stepneygate" valeu Ecclestone querer preservar relativa paz no seio da Fórmula 1...
Leia também:
"Renaultgate" continua nos cartoons e no paddock
Agora é que está tudo tramado...
Análises de mercado - parte 1
Post anterior: Capa Autosport: Mercedes quer comprar a Brawn
Post seguinte: Capa Autosport: Renault F1 em risco!
Sem comentários:
Enviar um comentário