Novo blog do autor

domingo, 5 de abril de 2009

Petronas Malaysian Grand Prix 2009 - Corrida

Em Sepang todo o público, quer no circuito como em casa, foi alvo das demências de Bernie Ecclestone. A vontade de uma corrida com bons horários europeus e a altura do ano na Malásia, fez com que a corrida tivesse quase metade da sua extensão devido às fortes chuvas de final de tarde de Sepang e a falta de visibilidade devido à hora tardia. Na altura da chuva a pista estava tão alagada que o melhor tempo (de Hamilton) fosse 3m30s, e também se viu os carros transformados em barcos, a fazer piões a apenas 50 km/h!

Falando da corrida, Button venceu a corrida autoritariamente apesar da péssima largada que o atirou para terceiro e Glock ter tido a escolha acertada de pneus. O alemão estava em segundo quando a corrida foi dada como terminada, mas quando a corrida termina antes de tempo é a volta anterior à que foi dada a bandeira vermelha que conta, isto colocou Heidfeld em segundo lugar. O piloto da BMW fez uma corrida razoável, em que deu um grande "esticão" sem ninguém se aperceber.
Trulli fez uma boa corrida passando muito tempo em segundo, no entanto o azar colocou-o em quarto. No outro Brawn, Rubens Barrichello ainda esteve na frente da corrida, mas a má posição de grid levou-o a um fraco quinto lugar. Webber, tal como Glock, fez uma excelente escolha de pneus passando muitos pilotos, terminou em sexto. O seu companheiro de equipa partiu de 13º devido à penalização devido ao acidente de Melbourne e na corrida não fez muito melhor acabando por perder o controlo do carro. O jovem alemão começa mal: o terceiro lugar era seu na prova australiana até ao seu disparate, e se nesta corrida ele tem começado de onde se qualificou quem sabe onde teria chegado...
Hamilton e Massa partiram muito mal classificados, lutaram no 2º pelotão, acabando por escolher bem os pneus, o campeão do mundo está provar que não se deixa abater com um carro mais lento, saindo da Malásia com um ponto*, já o brasileiro estava bem em sexto parou nas boxes e na volta seguinte a corrida parou ficando-se pelo nono posto. Na Williams, Nakajima não impressionou e Rosberg este muitas voltas na frente, e merecia muito mais que o oitavo lugar.
Force India e Toro Rosso ficaram nos seus lugares habituais (últimos), apenas Bourdais subiu a 10º, sem impressionar. A Ferrari podia ter pontuado com Raikkonen, mas a ridícula troca para pneus de chuva intensa quando a pista estava seca, destruiram-lhe os pneus e a corrida. A Renault teve um fim-de-semana complicado, onde apenas Alonso conseguiu aguentar a pressão de carros melhores, mas a equipa francesa saiu de Sepang a zero.
Kubica voltou a sofrer de azares alheios, mais uma corrida miserável para o polaco. Kovalainen não teve mais sorte, mas desta vez apenas se pode culpar a si mesmo.
* nas corridas paradas com menos de dois terços completos até então, dá-se apenas metade da pontuação.




PosiçãoNúmeroPilotoEquipaTempo/Causa
122ButtonBrawn1h10m59s092
26HeidfeldBMW Saubera 22,722s
310GlockToyotaa 23,513s
49TrulliToyotaa 46,173s
523BarrichelloBrawna 47,360s
614WebberRed Bulla 52,333s
71HamiltonMcLarena 1m00,733s
816RosbergWilliamsa 1m11,576s
93MassaFerraria 1m16,931s
1011BourdaisToro Rossoa 1m42,164s
117AlonsoRenaulta 1 volta
1217NakajimaWilliamsa 1 volta
138Piquet Jr.Renaulta 1 volta
144RaikkonenFerraria 1 volta
1515VettelRed BullPião
1612BuemiToro RossoPião
1720SutilForce Indiaa 1 volta
1821FisichellaForce IndiaPião
Ret5KubicaBMW SauberMotor
Ret2KovalainenMcLarenPião
Ver também: Qualificação

Sem comentários: