2009 será como acabar com a F1 durante 10 anos e recomeçar. Todas as antigas vantagens serão (provavelmente) anuladas.
Só para verem as diferenças vejam os Ferrari e BMW de 2009, comparados com os de 2008:
São mais as dúvidas que as certezas, mas esta época promete com todas as suas incógnitas (muitas delas forçadas pelo regulamento).
Na Ferrari espera-se uma forte luta interna, em que o vencido irá "dar lugar" a Fernando Alonso. Raikkonen e Massa são fortes candidatos ao título.
Na McLaren deve-se vir a verificar Kovalainen a proteger Hamilton das investidas dos outros (um pouco como acontecia na Ferrari com Barrichello e Schumacher), com a equipa a ter fortes responsabilidades para manter as prestações de 2008.
Na BMW não há dúvidas que, ou o projecto F1.09 acerta em cheio, ou falha redondamente (à semelhança da Honda em 2007). Kubica deve vir muito motivado e poderá aspirar ao título se o carro o permitir, já Heidfeld se voltar a repetir as prestações de 2008 será rapidamente substituído.
Na Renault não existm quaisqueres dúvidas de quem é o 1º piloto, se a equipa mantiver as prestações do final de 2008, Alonso poderá ser um candidato ao título. Mas, no caso de Piquet, se voltar a cometer os mesmos erros de 2008 será, muito provavelmente, trocado por di Grassi.
Na Toyota, ninguém espera surpresas (nem mesmo os japoneses), com Trulli e Glock a ficarem gatos se repetirem as exibições do ano anterior e, também, com a corda no pescoço, já que a Toyota parece querer colocar Kobayashi na equipa titular. O mais provável será Trulli sair no final do ano (e do contracto).
Na Toro Rosso o "pulo" de 2008 será muito difícil de ser parecido em 2009. Buemi já está na equipa e para o segundo carro parece provável que seja Sato a pilotá-lo. Bourdais não deverá fazer parte da equipa, pois ficou muito abaixo do esperado em 2008.
Na Red Bull a dupla parece garantir bons lugares, mas se o motor Renault voltar a fazer a equipa ficar abaixo da Toro Rosso, pode ser que os austríacos pensem em colocar a dupla na Toro Rosso...
Na Williams, após a glória de 2007, veio o "balde de água fria", porque mesmo com os dois pódios de Rosberg, deve ter ficado um sabor amargo na boca de Frank Williams com os resultados da última época. Se Nakajima voltar a falhar, não poderá contar com muita paciência da parte de Sir frank.
Na Force India (que mais valia chamar-se "McLaren II") a dupla foi mantida, apesar da pressão da Mercedes para colocar Paul di Resta no lugar de Sutil ou Fisichella. Numa equipa cuja performance é alvo de muitas incógnitas, tem de se esperar o melhor e o pior.
Na Honda,... bem,... vai ser difícil fazer previsões, já que nem se sabe se a equipa vai existir... Button e Senna (o mais provável para o segundo chassis) têm talento mais que suficiente para serem clientes dos pontos, mas ninguém sabe se o Honda também será...
Eis as minhas previsões, espero que tenham gostado! =D
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