Novo blog do autor

domingo, 25 de outubro de 2009

Jean Todt eleito - Mosley versão B começa

Antes de começar a enumerar todas as razões que me levaram a escolher o título e analisar o que significa para o desporto esta vitória do "pequeno francês" para o desporto automóvel, tenho que pedir desculpas a todos os meus leitores pelo tempo de reacção bem lento com que eu tenho reagido às novidades.

Não é por esquecimento nem por nada: é que eu tenho andado a trabalhar justamente para o blogue, mas numa surpresa que deverá estar pronta antes do Ano Novo (não é o anuário, esse estará pronto, em princípio, em Janeiro 2010) e que será muito útil para mim, e melhorando a qualidade do blogue...

Enfim, passemos aos assuntos "sérios"!

Maioria absoluta não explica tudo

Por mais que Ari Vatanen tenha ganho simpatizantes nos adeptos do desporto automóvel e no mundo dos blogues, era perfeitamente óbvio que as ideias eram tão boas que Mosley não lhe iria dar o apoio, dando-o à sua versão B...

Como disse Ricardo Araújo Pereira (min. 0s53 do vídeo), conhecido humorista português, a Manuela Ferreira Leite nas eleições para Primeiro-Ministro: "só prometo o que posso cumprir... que raio de brincadeira é esta?!".

Destaque também para o facto de Ari Vatanen ter contestado o processo de voto e levando a que o sistema fosse alterado para o voto secreto, mas nem assim a vitória esmagadora de Jean Todt foi evitada.

No entanto um reparo à fiscalização efectuada do cumprimento dessas medidas: o processo foi fiscalizado por um fiscal francês... Não é por nada, mas isso é como haver um França vs Finlândia com um árbitro francês!

Como será

Agora que as cartas ficaram na mesa, e temos os resultados finais pela frente, resta contemplar o que será este mandato de Jean Todt que promete ser uma repetição dos últimos anos de "Mosleyismo".

Apesar de tudo a FOTA não se mostrou muito abatida, com Jean a dizer que está ansioso por trabalhar com as equipas. Logo, poderemos ter um presidente da FIA com mais liberdade em relação ao previsto, pois o francês não mostrou durante a campanha muitas tendências de "marrar" na equipas, mas antes cooperar com elas.

Nem o escândalo de uma possível compra de votos abalou a vitórias, e até temos um lado positivo: agora deverão haver mais pressões para o regresso do GP de França!

Não nos esqueçamos de que quando foi eleito pela primeira vez, Mosley, tal como Vatanen, era dado como a figura ideal para as esperanças de fãs do mundo inteiro e acabou por ser o que já esperávamos...

2 comentários:

Willian disse...

"Mosley versão B", muito boa essa David! hehe
Bem, eu só espero que ele melhore um pouco a FIA. Embora, é claro, eu estivesse torcendo pela vitória do Vatanen...

Voaridase disse...

Quem não queia que o finlandês tivesse ganho...

Infelizmente o movimento inciado pelo Speeder não resultou.