Novo blog do autor

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O regresso da Lotus... com Cosworth!

E a FIA divulgou a 13ª equipa do mundial de 2010: será a mítica Lotus que está de regresso já para 2010!

A Federação mostrou-se "impressionada" com a inscrição da BMW Sauber, mas colocou-a como 14ª vaga, ou seja, caso mais alguma equipa falhe os bávaros tomarão o seu lugar... Isto é tudo muito bonito no papel, mas é óbvio que ninguém vai investir numa equipa porque "se calhar vão participar"!

Actualização: Apesar de ainda não terem a certeza se conseguiram uma vaga no grida, quer seja através de uma 14ª equipa ou do abandono de outra, a BMW foi comprada pela suíça Qadbak Investments (veja fundo do post).

Com base em Inglaterra

Como o Speeder noticiou há algum tempo, o nome Lotus será apoiado por empresas da Malásia, com a principal companhia a ser a 1Malaysia F1 Team Sdn Bhd, com o manager a ser Tony Fernandes que é também o dono da Air Asia, patrocinador da Williams. O director técnico será o regressado Mike Gascoyne.

Apesar de apresentar um bom line-up de patrocinadores e alguns técnicos com um passado ou presente de Fórmula 1 torna-se óbvia a principal causa da escolha da equipa: os motores Cosworth... Com eles estimam-se perdas de perto de 3s devido ao facto dos ingleses nunca mais terem tratado dos propulsores.

A base inicial da equipa será no Reino Unido em Norfolk a 10 milhas da fábrica da Lotus Cars. A estrutura foi também a inicial da Toyota até se mudarem para a Alemanha. Tal como os japoneses, os malaios também planeiam mudar-se, estando-se a preparar uma estrutura que ficará próxima ao circuito de Sepang.

Fim da linha para Sauber, será mesmo?

É óbvio que por trás de toda a decisão está Max Mosley, que só neste ano conseguiu mandar abaixo Ron Dennis e uma montadora, e não parece ter acabado ainda (falta a Renault...)! Numa altura em que Peter Sauber afirmou que as negociações estavam numa fase crítica vem uma equipa que supostamente ia comprar as instalações de Hinwill!

No entanto creio que deve ser outro plano: a FIA colocou a Sauber de prevenção, ou seja, caso outra equipa falhe, só que isto é numa altura em que estamos em pleno "Renaultgate". Por outras palavras, Briatore Mosley planeia destruir Briatore e afastar a Renault da F1 de maneira a colocar a equipa de Peter Sauber de volta às corridas!

Isto porque apesar de a FIA dizer que planeia verificar se é possível expandir o campeonato para 14 equipas, ou seja, 28 carros... Já imaginaram como seria o GP do Mónaco assim?

UPDATE: BMW garante apoios

Apesar de ter acabado de ser anunciada a volta da Lotus, a BMW vende a equipa à Qadbak Investments, um grupo suíço. No entanto, continuo a achar que os dirigentes deveriam ter assinado o Pacto de Concórdia: agora, se esta equipa entrar, tal como a Brawn não será classificada como sucessora dos bávaros.

Por outras palavras, Bernie Ecclestone arranjou maneira de poupar mais uns milhões, pois a nova equipa não receberá o dinheiro dos prémios de 2009! Ainda para mais com o F1.09 a melhorar a cada corrida, quem ganha com essa súbida de forma é o Mr. E...

Leia também:
Análises de mercado - parte 2
Visuais novos
Estará a F1 a ficar sem motores?

Post anterior: Gran Premio Santander d'Italia 2009 - Pontuação
Post seguinte: Capa Autosport - Mercedes quer comprar a Brawn

2 comentários:

Speeder76 disse...

Não acredito numa grelha com 28 carros, porque isso tinha que passar pelo crivo da FOTA, e duvido que estes deixem. A Sauber vai ficar em 2010, não tanto pela retirada da Renault depois do "Nelsinhogate" (que pode acontecer) mas pelas fragilidades das novas equipas (Manor/Virgin, USF1 e Campos Meta)


O regresso, como dizes bem, acontece por causa da Cosworth. Como Mosley quer que as novas equipas as usem (e que ficam sempre três segundos mais lentos do que os outros), se calhar foi o factor decisivo para a sua entrada. SE quisesse algoi melhor preparado, teria aceite e Epsilon Euskadi e a Prodrive, com o David Richards.

Veremos como vai acabar isto. Prepara-te para um quente defeso...

Voaridase disse...

De que vamos ter um defeso quente não restam dúvidas, mas a pura expectativa que rodeia a temporada de 2010 é fantástica.

Ninguém sabe quem vai ter quem, que motores vão ter, nem sequer quais as equipas que vão participar...