Novo blog do autor

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Calendário 2010: Reflexões

Após bastante tempo de espera no qual alguns blogues comentaram como a versão oficial da temporada estava a demorar bem mais do que a deste ano. A verdade é que o conflito FOTA vs FIA deitou tudo a perder, sem contar com os problemas de GP's como Alemanha ou China... Mas isso é mais para daqui a pouco!

Do regresso do Canadá até à estreia do GP da Coreia, o calendário de 2010 promete muita acção nas suas 19 corridas, batendo o recorde de mais corridas por temporada. No entanto só da opinião do F1 Fanatic: 19 não é a mais, é a menos...

Os pontos de interrogação

Apesar de tudo dar a indicar que está tudo bem na F1 com apenas um "*" no GP do Canadá, a verdade é que esse não é o principal caso de dúvidas relativas às corridas... Os GP's de Inglaterra, Alemanha e China estão bem piores!

O GP de Inglaterra começa a parecer seguro, pois Ecclestone disse que não ia dar mais tempo a Donington de se preparar, e que Silverstone tomaria o lugar na eventualidade. O GP da Alemanha já está um pouco mais resolvido, pois à semelhança do Canadá a questão é um decréscimo nos preços exigidos a Hockenheim.

A ronda de Shangai parece correr um grande perigo, porque, ao contrário dos GP's europeus, Bernie não pensa sequer em baixar um cêntimo os preços. Isto quando os chineses devem dinheiro deste ano, e as exigências aumentarão para o ano, enquanto os organizadores nao encontram patrocinador...

Apesar dos comunicados oficiais, o GP do Canadá não pode ser já dado como certo, porque faltam acertar os pormenores financeiros (que em teoria deveriam ser os menos importantes...) e o período em que foi inserido levanta dúvidas acerca de ser praticável.

Pormenores

Para além das rondas mais tradicionais (a julgar pelo que aconteceu às rondas da Inglaterra e Alemanha, não sei se isso existe para Ecclestone...) existem outros pontos de surpreendentes. A manutenção da prova de Valência só foi garantido porque Mr. E não quer entregar a derrota, pois é óbvio que a pista não tem qualquer encanto.

O GP da Coreia constituiu alguma surpresa pelo facto de não estar muito bem preparado com muitas obras em decurso... Destaque também para as alterações na ordem das corridas, com o Barhein a receber pela segunda vez a primeira ronda do campeonato, e ainda também o regresso do Brasil como ronda final.

Portugal fora...

O autódromo do Algarve ficou de fora com alguma surpresa, pois mereceu fortes elogios de todos os pilotos de todas as categorias que lá passaram... Foi pena, porque tanto Mosley como Ecclestone deram a entender que o GP de Portugal poderia estar de volta, mas não aconteceu.

Enquanto Bernie tenta convencer os indianos a ajudarem o construcção do novo circuito, ensinando-lhe porque a F1 é um desporto (aposto que a lição nº1 foi que tal como no futebol podiam-se comprar os "árbitros"), nós temos uma cultura incrível pelo desporto e um autódromo construído e alvo de elogios! Aparentemente não resulta...

Calendário completo

14 Março - Barhain
28 Março - Austrália
4 Abril - Malásia
18 Abril - China
9 Maio - Espanha
23 Maio - Mónaco
30 Maio - Turquia
13 Junho - Canadá
27 Junho - Europa (Valência)
11 Julho - Inglaterra
25 Julho - Alemanha
1 Agosto - Hungria
29 Agosto - Bélgica
12 Setembro - Itália
26 Setembro - Singapura
3 Outubro - Japão
17 Outubro - Coreia do Sul
31 Outubro - Abu Dhabi
14 Novembro - Brasil

(ilustração gráfica assim que possível...)

Leia também:
Capa Autosport - Renault F1 em risco!
O regresso da Lotus... com Cosworth!
Agora é que está tudo tramado...

Post anterior: Singtel Singapore Grand Prix 2009 - Pontuação

Sem comentários: