Novo blog do autor

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ING Belgian Grand Prix 2009 - Previsões

Foto: Autoblog

Após uma longa espera pelo GP da Europa, vamos agora fartar-nos da acção em pista... Como se isso fosse possível! Enfim, vem aí uma das rondas mais animadas e cheia de surpresas do campeonato: abram alas para Spa-Francorchamps!

O circuito belga é fortemente caracterizado por longas rectas e curvas de alta velocidade, e quase todos os anos chove, por outras palavras: o troféu já tem Red Bull escrito... Se tal não acontecer creio que serão os dois pilotos da Brawn a entreter-nos até ao fim do campeonato.

Foto: ABC Grandstand Sport

Vettel terá que decidir qual a melhor corrida para sofrer a penalização de 10 lugares, com Webber a ser obrigado a ganhar bastantes pontos aos Brawn para se manter na luta pelo título. Button melhorou um pouco a situação do campeonato para si, mas Barrichello tem sido muito mais eficaz...

Ferrari e McLaren não deverão estar tão fortes em Spa, mas para além do KERS, a Scuderia tem a vantagem de contar com o mestre de Spa: Kimi Raikkonen. O finlandês e a equipa terão a melhor oportunidade de vencer uma corrida este ano na Bélgica. Williams poderá chegar ao pódio se mantiver o ritmo visto nas últimas corridas.

Foto: Motorsport

Após algumas melhorias da BMW, a luta pelos pontos será muito renhida, com os bávaros, a Toyota e Renault a discutirem ferozmente preciosos pontos, numa altura em que Alonso e Kubica querem impressionar a Ferrari para os escolher em 2010 e 2011, respectivamente. Force India tem vindo a melhorar bastante desde Melbourne, e poderemos ver Sutil ou Fisichella no Top Ten.

O principal ponto de destaque nas próximas corridas será o KERS, pois com as rectas de Spa, Monza e Suzuka a Red Bull e Renault estão a pensar em usar os 80 cavalos extra em seu proveito. No entanto, a equipa de Dietrich Mateschitz tem muito a perder se a experiência correr mal...

Toro Rosso deverá cumprir a habitual sentença do final do grid, com Badoer a ser o mais provável acompanhante... O italiano joga a sua participação nos próximos GP's na prova belga, pois tem uma lista interminável de potenciais substitutos: Coulthard, Davidson, Gené, Fisichella, etc.

Foto: F1 Fanatic

Desenho do circuito:

Foto: Allianz Sponsoring

Folha de corrida:

Foto: Arte Fórmula 1 DP

Sem comentários: