Novo blog do autor

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ING Belgian Grand Prix 2009 - Pontuações

Após um belo fim-de-semana com exibições de ouro de Fischella e Raikkonen, chega a altura das avaliações. Já devem ter reparado que não há imagem de topo como no último GP, mas o programa de edição de imagem tem dado problemas... Passemos de conversa fiada às avaliações.

Ferrari: A primeira vitória do ano para a Scuderia tem nota pessoal de Kimi Raikkonen. O finlandês está a causar dores de cabeça a Montezemolo, pois o "Iceman" está dar exibições fantásticas! O seu sentido de oportunidade tem sido brilhante: 10. Um F60 na frente e um atrás, Badoer deverá ter feito a sua última corrida na F1, com uma exibição terrível: 1.

Force India: Após algumas corridas em que deixou muito a desejar, "Físico" foi de uma perfeição soberba, com a vitória a não ter sido uma miragem, mas sim uma forte possibilidade: 10. O seu companheiro não fez nada, num dia em que Giancarlo brilhou: 5.

Red Bull: Após a qualificação deficiente dos RBR, a corrida ia sempre ser complicada. Mas, Vettel conseguiu aproveitar a baixa de Button para recuperar terreno, ainda que tenha sido mais por abandonos dos outros: 7. Webber esteve irreconhecível, não acompanhando o seu colega, e quase acertando em Heidfled no pitlane, levando um "drive-through" que lhe roubou a possibilidade de pontuar: 4.

BMW Sauber: Com a subida de forma da BMW, vieram finalmente resultados animadores, com os pilotos a fazerem o esperado sem errar. Kubica fez uma corrida regular: 8. Já Heidfeld deu a sensação que poderia ter feito melhor: 7.

McLaren: Após corridas em que os MP4-24 foram a referência para o resto do pelotão (especialmente o carro de Hamilton), a realidade dura voltou. Lewis não conseguiu fazer bem nas poucas curvas que realizou, mas o acidente não foi culpa sua: 4. Já Kovalainen continua a tentar justificar uma renovação, com um sexto posto, numa corrida em que teve que recuperar terreno: 7.

Brawn: Após os carros de Ross Brawn terem recuperado algum ritmo em Valência, foi notória que em Spa as temperaturas não foram amigáveis para os BGP001. No entanto, isso não justifica a péssima qualificação de Button, que está a ficar na sombra de Barrichello há demasiado tempo: 4. Já Rubens, apesar de ter falhado na partida, fez uma corrida brilhante recuperando para os pontos, e aguentando-se em pista quando o motor começou a importunar: 9.

Williams: Após promessas de pódio, Sir Frank não deverá ter ficado contente com o ponto de Rosberg. O alemão conseguiu pontuar, mesmo com problemas de acerto, merecendo um carro melhor para o seu talento: 8. Nakajima voltou a decepcionar, e desta vez ficou mesmo em último (não contei o Badoer por razões óbvias...): 3.

Toyota: Depois de uma boa qualificação, com pesos aceitáveis, esperava-se (pelo menos) ver um Toyota nos pontos. Nada disso aconteceu com Trulli a desperdiçar mais uma vitória (a primeira foi no Barhain) na traseira de um Ferrari: 4. Glock passou o tempo todo no anonimato, e perdeu três lugares em relação à partida, mas poderia ter ganho alguns pontos sem o problema no reabastecimento: 6.

Toro Rosso: Com a subida brilhante da Force India, coube à Toro Rosso ser a pior equipa. Alguersuari eliminou Hamilton, e ainda tentou colocar as culpas no inglês: 2. E Buemi não pôde fazer nada contra o péssimo ritmo do STR04: 4.

Renault: Após as promessas deixadas na pista do Hungaroring, e os pontos de Valência, esperava-se uma Renault apta a voos mais altos. Alonso ainda tentou com muito combustível, mas mais um problema na colocação da roda acabou a sua corrida, apesar de ter resultado num toque em Heidfeld: 6. Grosjean voltou a acabar com as suas hipóteses na 1ª volta, e desta vez abandonou no local... Briatore tem vindo a perder terreno na luta de palavras com Piquet: 2 (esta classificação serve tanto para o piloto com para Flavio).

Sem comentários: