Novo blog do autor

terça-feira, 21 de julho de 2009

Meio ano depois - Toro Rosso

No início deste ano depressa percebemos que o carro que a Toro Rosso iria apresentar ao mundo nunca poderia ser tão competitivo em resultados como o seu antecessor. Isto por três razões: Primeira - o carro foi o último a ser apresentado (até a Brawn apresentou antes) o que reduzia o tempo de testes; Segunda - era o primeiro carro que a equipa construía nas suas próprias fábricas, sendo-lhes entregue grande parte do desenvolvimento durante o ano pela primeira vez; Terceiro - a dupla de pilotos estava longe de ser a ideal, pois Buemi era um estreante e Bourdais tinha deixado muito a desejar em 2008...Agradável surpresa: Apesar de o resultado geral da equipa na qualificação ter sido tão mal quanto o esperado (ficaram logo na Q1), espantou todos ser o "rookie" Buemi na frente do mais experiente companheiro francês. A corrida reservou, no entanto, umas belas prendas para a equipa de Faenza, com ambos os carros nos últimos dois lugares pontuáveis, ainda que com Buemi de novo na frente. Para a Malásia, o grid deixou o novato suíço com o último lugar da grelha e Bourdais a chegar à Q2. A corrida acabou por não ser nada de especial, com Buemi a abandonar ao perder o controlo à chuva, e o seu colega francês chegou a 10º, mas não impressionou ninguém.

Estreante a dar que falar: Na China, Buemi já se começava a mostrar claramente como o piloto principal da equipa italiana, ao levar o STR04 à Q3! O seu companheiro não passou da Q1, começando a enviar o relatório de desculpas esfarrapadas à equipa... Já começava a azedar a relação entre o francês e a equipa. À chuva, Buemi deu mais um ar de si, ao chegar novamente aos pontos, enquanto seu companheiro de equipa se arrastou pelo pelotão... No deserto barhenhita, Buemi não foi mais longe que a Q1, pois desta vez o carro não o permitiu, mas mesmo assim mais rápido que o seu colega em último. Na corrida, o estreante suíço não conseguiu levar a melhor sobre o carro sendo batido pelo companheiro que apesar de tudo não deslumbrou...Pontos ali pertinho: Com a chegada a Montmeló, o título do Autosport em relação à situação de Bourdais explicava-se perfeitamente: "Bourdais salvo por falta de alternativas... até ver". A verdade é que o francês voltou a ficar na Q1. O seu companheiro é que impressionava, ao ter feito o 7º melhor tempo na primeira sessão. O destino e o muro roubaram-lhe, na Q2, as hipóteses de sair de lá... A corrida durou apenas uma curva para os dois pilotos: Buemi e Bourdais envolveram-se os dois na carambolada inicial, abandonando no local.

No Mónaco as coisas pareceram começar a sorrir para os lados de Faenza, com ambos os pilotos na Q2 (mais graças ao défice de performances de Toyota e BMW do que por deméritos próprios). Buemi na frente de Bourdais está claro! O suiço teve menos sorte na corrida, com Piquet a batê-lo na largada, e mais tarde enquanto seguia colado ao Renault, Sebastien perdeu as estribeiras e o carro que acertou na traseira do carro do brasileiro. Bourdais fez, à semelhança de Fisichella, uma estratégia de uma única paragem, mas bastante tardia. A estratégia resultou na perfeição com um ponto na contagem pessoal do francês.Na cauda do pelotão: Na Turquia o andamento dos chassis da equipa italiana revelou-se muito menos prometedor do que havia sido em Monte-Carlo, com os dois carros no fundo da classificação tanto na qualificação como na corrida. Na corrida seguinte, a surpresa da corrida, não foi o mau andamento dos STR04, mas sim do de Buemi, que foi batido por Bourdais na qualificação! Sem surpresas, os carros não melhoraram nem um pouco, com ambos os carros na Q1, com Bourdais a despedir-se da equipa (e provavelmente da F1) com o último lugar da grelha e um abandono.

Será que as novas alterações (duplo difusor, por exemplo) levarão a equipa aos pontos? Será que Alguersuari (veja a publicação do Capelli acerca do piloto espanhol aqui) valerá alguma coisa, ou terá sido um movimento de mercado? Irá Bourdais avante com as acções legais contra a equipa, e mais importante, permanecerá na F1? Não perca o GP da Hungria este fim-de-semana...

Sem comentários: