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quarta-feira, 8 de julho de 2009

Meio ano depois - Ferrari

Quando a Ferrari se tornou a primeira equipa de 2009 a mostrar o seu novo carro ao mundo, todos nós pensámos que mesmo com todas as alterações apresentadas no regulamento, a Ferrari continuava na frente do pelotão. A decisão de levar o KERS estava à muito tomada, apesar de alguns problemas de fiabilidade.Derrota em toda a linha: Com a ronda australiana percebemos que os F60 eram muito menos competitivos que o esperado, com os carros com muita dificuldade a chegarem à Q3, e na corrida não melhorou. Problemas mecânicos afastaram os chassis da Scuderia, mas as posições em que estavam na altura não eram as melhores... Na Malásia, os carros até estavam bem colocados para os pontos, mas a Ferrari apostou mal em pneus de chuva quando Raikkonen estava nos pontos, acabando logo aí com a corrida do finlandês. Já Massa estava em sexto perto da altura em que a prova foi acabada, mas um reabastecimento relegou-o para nono.

Sinais positivos: Com a chegada à China os carros até pareceram estar um pouco melhor posicionados, mas quando Felipe estava em terceiro o seu carro teve um problema eléctrico, lembrando o GP Hungria de 2008, com o brasileiro visivelmente abalado. Já o seu companheiro arrastou-se durante toda a corrida bem longe dos pontos. No Barhain, as coisas correram melhor com Raikkonen a fazer uma corrida decente dando os primeiros pontos da temporada à Scuderia. Mas, Massa fez o sentido inverso - após uma boa partida perdeu a asa dianteira entre Kimi e Button, o que o levou para uma corrida no anonimato, do qual só saiu devido a uma ultrapassagem polémica a Fisichella, que mandou o italiano para fora.A promessa das vitórias: No GP de Espanha, a Ferrari levou para o circuito da Catalunha um carro com muitas alterações aerodinâmicas que prometiam levar os F60 para as vitórias. O domínio nos treinos de Sábado ainda deu esperança, e mesmo com o quarto lugar de Massa, a equipa ficou assombrada com um excesso de confiança de deixou Kimi em 16º. Na corrida, Felipe fez uma excelente partida que o levou para terceiro para uma luta que durou a corrida inteira com Vettel. No entanto corria tudo demasiado bem, e o brasileiro teve que abrandar e deixar o alemão passar, pois foi informado que se continuasse aquele ritmo iria parar sem gasolina. A causa? Mais uma falha Ferrari, que transformou uma vantagem de 16s para Alonso, numa desvantagem de 2s em quatro voltas...

No Mónaco chegava a esperança que a Ferrari estava de volta à forma habitual, com Kimi na primeira fila entre os dois Brawn, e Massa em quinto. Na partida, Kimi perdeu o segundo posto para Barrichello, e passou a corrida todo em terceiro, garantindo o primeiro (e até agora único) pódio da Scuderia este ano. Massa teve uma luta muito interessante com Vettel e Rosberg pelo quarto posto, ganhando essa batalha, levando a Ferrari a segunda força do campeonato...
De volta à Terra: Em Istambul, os carros perderam algum do brio ganho, mesmo se conseguiram chegar à Q3. Massa fez uma excelente partida, mas no geral acabou por apenas ganhar uma posição devido ao abandono de Rubens. Raikkonen voltou a ficar mal, ficando à beira dos pontos. Em Silverstone, sortes distintas - enquanto Massa aproveitou o facto de ter partido da Q2 para ter uma estratégia mais confortável, que o levou a pressionar Barrichello pelo pódio; Kimi destoou, ao escolher uma estratégia agressiva que não deu os frutos esperados na qualificação, viu-se à mercê de outros, e ficou longe do companheiro apesar de uma partida fenomenal.

Ninguém sabe o que esperar da Scuderia neste fim-de-semana, pois é tão provável que a Ferrari volte a conseguir resultados como os de Mónaco, como se possa afundar simplesmente pelo pelotão abaixo...

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