Novo blog do autor

sábado, 13 de dezembro de 2008

Entrevista a Bernie Ecclestone (Sistema de Medalhas)

Você sugeriu a introdução do sistema de medalhas, como funcionaria?
A minha ideia é que, em vez dos pontos, se davam medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros.
Então como se decidiria o campeonato dos pilotos?
O título será entregue ao piloto com mais medalhas de ouro, em caso de empate serão as de prata, e, se mesmo assim, ainda estiverem empatados passa para as de bronze.
O que está por trás dessa ideia?
Bem, a Fórmula 1 tem um índice cada vez mais faco de ultrapassagens, e, deste modo, o segundo classificado esforça-se mais para chegar ao primeiro, em vez de conservar os 8 pontos (...). Com o sistema actual, os pilotos com medo de perderem pontos no campeonato, preferem ser mais conservadores.
Mas, a F1 é suposto ser a maior competição automóvel, em que o piloto mais atacante deve ganhar. Vou explicar, após o Canadá 2008 (quando o Kubica ganhou), este estava a liderar o compeonato graças aos pontos, apesar de Raikkonen, Hamilton e Massa terem mais vitórias. A F1 é suposto ser o piloto que trabalha "no duro" que consegue ser campeão. Por exemplo, no Brasil 2008, apesar de Massa ter vencido mais corridas que Hamilton, o inglês apenas precisou de um 5º lugar para ser campeão.
Como será o campeonato de constructores?
Para isso, eu acho que devíamos manter os pontos na mesmo (apenas nos constructores), porque a ideia desse campeonato é o trabalho de equipa contar (...).
Mas, muita gente acha injusta a vitória de Hamilton devido a esse sistema...
Tretas! Hamilton é um campeão merecido. Ele ganhou o campeonato com toda a justiça já que foi o melhor em pista. Apenas dizem isso, por causa deste novo sistema! Hamilton venceu com o sistema de pontos, por isso ninguém lhe pode tirar o título (...).
Não acha que este sistema, pode ter um campeão no meio de uma época?
Isso podia acontecer até com o outro sistema. Em 2004, o Schumacher foi campeão, mais ou menos, nessa altura, mas graças às suas capacidades (...).

Sem comentários: